Palavras que Brotam

23 março, 2007

A luz da rua


Mirava aquele dorso despido que - antes agitado pelo rebuliço da paixão - serenava agora. Deitada de lado, de costas para si, ouvia-lhe a respiração pesada de quem dorme profundamente e sonha despreocupada. Hesitou em tapá-la. Olhava-a profusamente, sob a luz difusa que vinha da rua e lhe invadia o quarto, à medida do quadro vivo que lhe invadia os sentidos.

Por breves instantes, sentiu-se em paz num misto de instinto protector e de conquista...um pouco como se fosse o guardião do tesouro que ali repousava e que ele próprio havia tomado para si, repetidas vezes.

À passagem de um automóvel, virou-se sobre si. Os olhos - agora abertos - rapidamente se acostumaram à luz difusa que, entrando pelo quarto, lhe fazia companhia e lhe projectava sombras. Vultos. Desejos dos finos e delicados traços que antes julgou observar. Sob tons amarelados da luz que invadia o quarto, não havia tesouro; nem sequer arco-íris que o anunciasse. A tela estava, afinal, em branco. Vazia de conteúdo...mas pronta a ser pintada .

"Mulher Adormecida", Pablo Picasso

22 março, 2007

Feito ao bife!

A agonizante espera, ante um destino que estava previamente traçado.Ei-lo! Debatendo-se na escaldante frigideira e convenientemente cercado pelos alhos e minado com sal, o pobre bife "gritava" por entre laivos de óleo fumegante e saltitante...




Sem apelo nem agravo...sem salvação possivel: estava frito!



Venham as próximas vítimas.

03 março, 2007

Afinal...não vou


Mares revoltos de pensamentos, tempestades de emoções nem sempre agradáveis, céus de ideias cinzentas, expressados em rosto e sobrolho carregados, materializaram-se em algo menos positivo.

Será a mente um prolongamento do corpo ou o corpo um prolongamento da mente? Certo, certo é que o físico resolveu dar sinal de solidariedade para com os recentes estados de alma. Maleita antiga e nunca bem curada, de castigos desportivos passados, resolveu reaparecer...e em força. O prognóstico é reservado e o tempo de paragem é indeterminado. No horizonte mais próximo, apenas se vislumbra a terrível ausência na prova há muito aguardada e a necessária consulta médica especializada para - de uma vez por todas - juntar corpo e mente na caminhada para longe do mau tempo que os tem assolado...nem que seja - para já - a coxear.
"Shoes", Van Gogh