Palavras que Brotam

04 maio, 2009

Get ready, "Set", Go!!


A impaciência com que aguarda o "set" faz lembrar situações em que o pescoço se vira e se estica ao limite para vislumbrar o interlocutor humano de um qualquer encontro marcado. Onda após onda, os passos aprendidos são treinados e repetidos em vagas sucessivas de sensações novas e verdadeiramente refrescantes...ou não estivesse a água a uns escaldantes 15º C.

Um...dois...três:surf! Eis a sequência-chave de um bailado que se quer harmonioso mas que exige vigor musculado, essencial à conquista da mais básica das sensações para os mais experimentados, mas que constitui o autêntico Santo Graal de qualquer aspirante: a conquista de uma posição bípede num pequeno pedaço de fibra. De uma ironia extrema é a sensação de como - de repente - regredimos até à nossa infância ou mesmo ao início da Humanidade e deixamos de ter como garantida uma posição tão natural como é a de estar de pé.

Instável, temperamental, difícil e - não obstante - fonte inesgotável de prazer...a palavra "prancha" só podia mesmo ser do género feminino.

Num instante, pleno de força, aproxima-se o "set", agigantando-se e trazendo consigo as esperadas ondas. Alguém grita, em tom de brincadeira: "Tsunamiiiiii!!!!" A respiração acelera, o corpo salta para a prancha e os braços começam a puxar a água para trás, alternadamente...a lânguida remada torna-se vigorosa, talvez para - respeitosamente - apanhar a boleia da massa de água que cavalga na nossa direcção ou quiçá, apenas para tentar escapar dali o mais rápido possível, dirão alguns espectadores maldizentes.
Marcada hora e o local do encontro, o desfecho é cozinhado em lume vivo: a uma vaga de dimensões consideráveis (pelo menos para o incauto aprendiz), junta-se uma vontade de ir um pouco mais além (tentando apanhar a onda na sua zona de máxima força) e polvilha-se com uma dose de chico-espertismo ("deixa cá ver se consigo" ou algo do género "Kelly Slater, eat this!"). A mistura não tarda a transbordar e deitar por fora, não sem antes - lá do alto - se balbucie entredentes uma expressão lapidar (o sempre oportuno e multinacional "Oh, ssshit!!" ou o mais português, carinhoso e maternal "Mãezinha...!") antes de nos precipitarmos (bem lá de cima) para uma rápida visita pelo fundo do mar, qual pedaço de roupa dentro da máquina de lavar. Um...dois, três. Conta-se agora novamente, mas desta feita, são os segundos que passam, vagarosos, na escura incursão pelo universo subaquático. Refeito da inesperada (seria?) viagem, é tempo de voltar a tentar. Uma e outra e outra vez.
Aprendida a dura lição e retiradas as devidas ilações, retorna a labuta dos passos e da correcta postura que permite os breves os instantes de liberdade tão arduamente conquistada, e - talvez por isso mesmo - tão saborosa. Entre o 25 Abril e o 1ºMaio, aprendeu-se uma nova forma de a disfrutar.

No local de onde partiram as Caravelas, rumo ao desconhecido, descobriram-se sensações, formas de estar na vida, amizades e ganas de repetir a experiência. Surf's up!!






Foto: Praia da Cordoama, Sagres

8 Comments:

  • Excelente, rapaz. O limite é o céu e até esse tocaste de leve.

    Continuo a delirar com a tua escrita, adoro a maneira como descreves as emoções, consigo saborear cada momento teu vivenciado como se também eu tivesse observado de perto esta tua nova aventura. Claro,que tinha ficado sentada à beira mar a delirar com a vossa audácia, mas mesmo assim, transmites leveza na descrição. Quase que me apetece fintar a onda refrescante.

    Ainda bem que se divertiram.
    beijos.

    By Blogger Sandra Simões, at 5/5/09 21:01  

  • Sandra,
    Obrigado pelas tuas visitas e pelas tuas palavras! :-)
    A descrição - ainda que esforçada - peca por defeito, pelo que o melhor é experimentares, da próxima vez. Se ficares pelas "ondas brancas" (rebentação) ainda te poupas a uma viagem ao fundo do mar! ;-)
    Bjs

    By Blogger João, at 6/5/09 10:04  

  • Muuuiiiitooo bom !
    O teu nível de exigência continua elevado (quanto á escrita) e nós a disfrutar.

    Bjs para o pré-surfista

    By Anonymous Anónimo, at 7/5/09 10:24  

  • olá, anónima (mas não muito),
    Obrigado pela leitura. Fico contente pelo disfrute com a "surfada" pelo blog :-)
    Bjs

    By Blogger João, at 7/5/09 10:41  

  • Este Verão vou aventurar-me também... [ando a prometer-me umas aulas faz tempo]

    By Blogger ariana luna, at 12/5/09 23:20  

  • ariana luna,
    Acho que fazes muito bem! :)
    Obrigado pela visita.

    By Blogger João, at 18/5/09 09:30  

  • Então surfista hein? VEjo que as coisas estão impecáveis. Ainda bem. Abraço.

    By Anonymous Dark Shot, at 5/8/09 20:52  

  • Dark Shot,

    Surfista, triatleta, golfista :)...só o tempo e o dinheiro limitam o disfrutar de actividades.
    Abraço

    By Blogger João, at 12/8/09 15:02  

Enviar um comentário

<< Home