Palavras que Brotam

29 junho, 2006

Greve a Metro


A situação é grave...aliás, é greve.
Os trabalhadores reinvindicam e o país pára. Deixam de se fazer cirurgias nos blocos operatórios e os comuns mortais atrasam-se para os seus empregos. A minha pergunta - e respectivo desabafo - vai no sentido de questionar se alguém se dá ao trabalho de fazer as contas a quanto custa tudo isto a todos nós, contratempos à parte. Tomemos o exemplo da greve do Metropolitano - do qual sou utente diário - e façamos um pequeno exercício académico...apenas contas de merceeiro.

Ora bem, segundo notícias divulgadas, a greve do Metro prejudicou a vida a mais de meio milhão (leram bem!) de pessoas, em cada um dos dias. 500.000 pessoas que tiveram de utilizar transportes alternativos apinhados e desorganizados, onde nem os motoristas sabiam onde parar. Suponhamos que dessas 500.000 pessoas, 40% optou por levar o carro, 40% utilizaram os transportes alternativos e 20% outros transportes públicos. Uma vez que normalmente não somos muito racionais no uso do automóvel, digamos que essas 200.000 pessoas circularam em 120.000 viaturas, metade a gasolina e metade a gasóleo, gastando em média 8 litros em circuito citadino e percorrendo - também em média - cerca de 50 km para ir para o emprego e voltar para casa. Como bem sabemos e a Galp informa, a gasolina 95 está a 1,343 Euros/Litro e o gasóleo a 1,068 Euros/Litro.

Isto perfaz então:

50 Km = 4 litros consumo

60.000 * 4 litros * 1,068 + 60.000 * 4 litros * 1,343 = 256.320 + 322.320 = 578.640 Euros
578.640 Euros * 2 dias greve = 1.157.280 Euros

Debrucemo-nos agora sobre os transportes alternativos que foram colocados à disposição. Imaginemos 100 autocarros, transportando 100 pessoas de cada vez, num percurso médio de 15 Km que terão percorrido umas 10 vezes para cada lado. Suponhamos que um autocarro, com aquele grande motor e carregado de pessoas, consome pelo menos uns 50 Litros aos 100 km. Ora, temos então:

100 autocarros * 100 pessoas *20 viagens = 200.000 (pessoas) ;-)

100 autocarros * (15km*20 viagens) = 30.000 km
30.000 km a 50 litros/100 dá 15000 litros de gasóleo, o que perfaz:
1.068 Euros *1500 = 16.020 Euros
Em 2 dias de greve, são 32.040 Euros, só em combustível.

No TOTAL, temos 1.189.320 Euros, só em factura de combustíveis.

Claro que a isto teríamos de somar a parte maior e mais dificilmente comensurável: as facturas energética (pelo desperdício) e ambiental (pelo aumento substancial de emissões de gases), o custo de aluguer dos transportes alternativos, a quebra de produtividade pelos atrasos dos utentes e das restantes pessoas, uma vez que a greve prejudicou todos, etc, etc, etc...isto é só a ponta do iceberg e o post já vai longo!

Serão as reinvindicações dos trabalhadores assim tão importantes para eles, que tenham de fazer 2 dias de greve numa semana? O que estará em causa no acordo social de que não possam abrir mão? Não discuto...estão no seu direito.... Será mais caro para o Metropolitano de Lisboa e para o País, satisfazer as suas reinvindicações ou pagar tudo o que acabei de referir de cada vez que há greve? Fica para reflectirmos... O que eu sei é que estou farto de greves a Metro...e ás vezes ponho-me a pensar na ironia do nome de algumas estações!;-)




24 junho, 2006

Natureza Luxuriante


Quero ver o fim dessa estrada.
Beber a água dos teus rios.
Explorar os cumes e os vales das tuas encostas.
Gozar o brilho que emanas.
Conquistar o teu respeito.
Quero deleitar-me com as tuas flores.
Colher o pólen dos teus terrenos férteis.
Cheirar o teu doce perfume inebriante.
Quando sopras o teu vento nos meus ouvidos.
Uma e outra e outra vez.

14 junho, 2006

Descanso do Guerreiro


Sentado na esplanada, saboreava o café, modestamente polvilhado com doce tempero. Alternava a visão, ora mirando o horizonte povoado de casas e pintalgado de árvores, ora observando o espelho onde antes se banhara.
Numa mesa ao lado, uma rapariga de aspecto interessante que lhe havia chamado a atenção, desfiava um rosário de queixumes, críticas e ameaças veladas ante um amigo compreensivo e uma restante plateia envolta num misto de tentação coscuvilheira e de desaprovação pela atitude de pública exposição da crise de alcova. Mais um casamento de 2 anos, já em aparente grave crise.
A cada pequeno gole, a cafeína pareceu sedar o efeito corrosivo das palavras e da irritação de quem - incauto no seu merecido descanso - nada tinha perguntado sobre a vida alheia. Olhou para o céu e fechou os olhos, protegendo-se da claridade. Sinal divino ou não, começou a pingar, provocando a debandada geral da esplanada. A imagem relembrou-lhe programas da vida selvagem, sobre manadas de mamíferos em fuga, há muito visionados. Num lado, fugia-se dos predadores e buscava-se água; aqui, fugia-se dela e depredava-se relacionamentos.
O cheiro de terra molhada atingiu-lhe as narinas e fê-lo sentir-se feliz por não estar no escritório. A moeda deixada na mesa foi o último acto de um momento - apesar de tudo - bem passado, na calma correria de um dia de descanso.

Lei de Murphy

Depois de semanas a fio de intenso calor, por vezes sob a torturante máscara de "sôtor" (leia-se, de fato e gravata), eis que chega a minha semana de férias. Finalmente! Humm...a antecipação da praia, a previsão do bronze a esbater as olheiras do trabalho, a adoração do astro-rei! Mas...qual astro? Só se for o Figo ou o Ronaldinho! Parece que o sol também tirou férias na mesma semana que eu...mas - nitidamente - não calhou ser no mesmo sítio.
Querem ver que também foi assistir ao Mundial!?


05 junho, 2006

666


Ora bem, daqui a uns poucos minutos estaremos no dia 6, do mês 6, do ano 6.
Para os mais supersticiosos, aqui fica o aviso do dia....para os menos superticiosos, também fica o aviso...para podermos gozar o prato, ou melhor, o número!
Vale tudo menos chamar besta ao autor...

Males que vêm por bem ?

A dor de parto.
A dúvida sobre 2 pratos de comida, 2 empregos ou 2 peças de roupa.
As lágrimas de tanto rir.
O cansaço depois da prova física superada.
"La petite mort"
O vício da amizade.

01 junho, 2006

Mens sanam in corpus sanum



A vida também é feita de ciclos, de fases, de um renovar constante de emoções, sensações, de um alargar de interesses, gostos e objectivos.

Não sou um super-homem, mas gostava de fazer um triatlo. Trabalho bastante e ás vezes (muitas), parece que o dia não chega. Simplesmente, não rende. Gostava de ter mais tempo para mim.
Agora, decidi procurar uma forma de perseguir esses dois objectivos: natação, 3 aulas por semana, ás 07:30.
Provavelmente, daqui a bocado, quando o despertador herege atentar contra a santidade do meu sono, ao mesmo tempo que lhe dou uma solução final, vou amaldiçoar a hora em que tive esta triste ideia e tomei esta decisão, mas vai fazer bem. Melhora a condição física, aperfeiçoa a técnica, faz bem à saúde e estrutura o dia de uma forma inimaginável de uma outra forma...como se passasse a ter mais horas!!
E agora, vou dormir, que já estou atrasado...