Palavras que Brotam

14 junho, 2006

Descanso do Guerreiro


Sentado na esplanada, saboreava o café, modestamente polvilhado com doce tempero. Alternava a visão, ora mirando o horizonte povoado de casas e pintalgado de árvores, ora observando o espelho onde antes se banhara.
Numa mesa ao lado, uma rapariga de aspecto interessante que lhe havia chamado a atenção, desfiava um rosário de queixumes, críticas e ameaças veladas ante um amigo compreensivo e uma restante plateia envolta num misto de tentação coscuvilheira e de desaprovação pela atitude de pública exposição da crise de alcova. Mais um casamento de 2 anos, já em aparente grave crise.
A cada pequeno gole, a cafeína pareceu sedar o efeito corrosivo das palavras e da irritação de quem - incauto no seu merecido descanso - nada tinha perguntado sobre a vida alheia. Olhou para o céu e fechou os olhos, protegendo-se da claridade. Sinal divino ou não, começou a pingar, provocando a debandada geral da esplanada. A imagem relembrou-lhe programas da vida selvagem, sobre manadas de mamíferos em fuga, há muito visionados. Num lado, fugia-se dos predadores e buscava-se água; aqui, fugia-se dela e depredava-se relacionamentos.
O cheiro de terra molhada atingiu-lhe as narinas e fê-lo sentir-se feliz por não estar no escritório. A moeda deixada na mesa foi o último acto de um momento - apesar de tudo - bem passado, na calma correria de um dia de descanso.

5 Comments:

  • Aposto que se não começasse a chover, ficarias lá para saber o final da história! ihihi Brincadeirinha :)-

    By Blogger Shhh, at 18/6/06 21:21  

  • ora aí está uma coisa que não me agrada... o cheiro da terra molhada...faz-me sentir asfixiar...de resto...uma chuvinha é sempre bem vinda...faz-me sorrir...:)

    By Blogger viveremsegredo, at 19/6/06 14:02  

  • shhh,
    Estás enganada, a moça é que ficaria lá, continuando a contar sua vida a todos os presentes...ainda que não lhe tivéssemos perguntado nada! :-P

    viver em segredo,
    Obrigado por teres aparecido por "aqui" e pelo comentário. Volta sempre!
    Com efeito, o Sol ou a chuva na cara faz-me sentir mais vivo e em contacto com a natureza...mas para uma semana de férias, prefiro o Sol e tal ;-)

    By Blogger João, at 20/6/06 00:33  

  • "Sinal divino ou não, começou a pingar, provocando a debandada geral da esplanada. A imagem relembrou-lhe programas da vida selvagem, sobre manadas de mamíferos em fuga, há muito visionados."


    Adorei a comparação e a vizualização!!!
    Espero q estejas a ter umas boas férias... eu ando atolada de trabalho até aos cabelos e sem tempo para nada, e férias este ano só se fôr lá para Novembro, mas acho pouco provável... enfim!
    bjs

    By Blogger Luisa Seabra, at 23/6/06 10:47  

  • Obrigado, Luísa
    Isso das férias é que é pior...se bem que Novembro parece-me um mês excelente, nem sei bem porquê... ;)
    Bjs

    By Blogger João, at 24/6/06 18:39  

Enviar um comentário

<< Home