Palavras que Brotam

05 fevereiro, 2007

Está lá tudo!


Hipocrisia. Cinismo. Desonestidade.
Hoje é um dia muito triste. Nem as palavras brotam. Apenas um misto de revolta, desilusão e profunda...tristeza.
A natureza humana não pára de me surpreender...pela negativa.
Quanto mais me apercebo dela, mais me apetece conhecer mais a fundo a obra de Shakespeare. Está lá tudo! Há que aprender...
A felicidade e boa disposição seguem dentro de momentos.
"Lying Cow", Van Gogh

12 Comments:

  • Então... o que se passa? Eu posso não conseguir resolver a situação, mas sempre podes telefonar e desabafar, faz bem.

    By Blogger Sun, at 5/2/07 19:52  

  • Boa noite, como já te leio a algum tempo, já me sinto um pouco tua amiga.

    As tuas dores também são um pouquinho minhas acredita.

    Senti nas tuas palavras uma desilusão muito grande ou então foste ver a peça HAMLET no fim de semana e ficaste influenciado ;-)

    "o homem não é bom ou mau, apenas homem"...

    Não dês importancia a coisas pequenas, dá valor apenas ao cheiro da terra molhada, ao sorriso duma criança quando faz uma travessura, ao estalar da lenha enquanto arde. Dá apenas valor ao nascer e ao por do sol... esquece o quanto todos somos pequenos e mesquinhos por vezes.

    O cientista Keith Stanovich defendia que apenas aqueles que não eram capazes de se entregar à forma mais basica de viver não eram hipocritas. Na verdade é a hipocrisia que faz o mundo ir em frente...

    François duc de la Rochefoucauld por sua vez disse: "a hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude"

    :-)

    Beijo...

    By Anonymous Anónimo, at 5/2/07 23:00  

  • deveriamos ficar indiferentes á mesquinhez dos outros... eu sei... fácil falar... esperamos sempre que nos não nos desiludam... beijo

    By Blogger viveremsegredo, at 6/2/07 09:38  

  • sun,
    Obrigado pela tua disponibilidade! :)
    Nem vale a pena falar do assunto. É dar importância a quem perdeu o privilégio de a ter.
    Beijo

    Anónima,
    É reconfortante ler um comentário assim solidário, obrigado. :)
    A hipocrisia é que faz o mundo girar e o mundo pertence aos hipócritas e aos cínicos, eu sei. Mas quando se trata de pessoas próximas, que respeitamos e temos em elevada consideração, esperamos um pouco mais que isso...no mínimo, do mesmo respeito, sinceridade e honestidade com que as tratamos. E quando já tinhas dado a outra face...fica um bocadinho pior ainda.
    Gosto muito de Shakespeare, embora ainda esteja a procurar conhecer melhor a vastíssima obra. Aliás, mesmo nas peças que conhecemos, há sempre mais qq coisa para descobrir.
    La Rochefoucauld tem umas tiradas óptimas! Acho que também tenho umas guardadas lá em casa, vou procurá-las.
    Beijo

    viver em segredo,
    Não consigo ficar imune. Magoa-me profundamente e depois tenho de reagir..."a quente".
    Beijo

    By Blogger João, at 6/2/07 11:06  

  • Se há defeito que tenho é sentir as dores de quem gosto e como te disse, as visitas diarias que te faço fazem-me ter a ousadia de me sentir tua amiga.

    Eu sempre sofri muito com a desilusão, até que passei a baixar as expectativas.

    Dantes doia-me q me enganassem, doia-me que n me fossem fieis na amizade na alegria, na tristeza.

    Hoje não espero nada de ninguém, mas quem vier por bem é sempre bem vindo.

    Só criei um grande defeito, deixei de dar segundas oportunidades, sinto que na minha vida pessoal já não tenho necessidade disso.

    Simplesmente não faço fretes... só perco tempo com quem me quer da mesma forma que o quero.

    Choro muito, mas não porque as pessoas me magoam mas porque acreditei nelas e odeio-me quando me engano com alguém.

    Beijo ;-)

    By Anonymous Anónimo, at 6/2/07 12:19  

  • Anónima,
    Ok, amiga! ;)
    Eu diria que tenho percorrido o percurso inverso, ou seja, tenho aprendido a dar uma segunda oportunidade a quem a merece. As pessoas não são perfeitas (eu, muito menos) e há que ter isso em linha de conta. Vale a pena!
    O pior é mesmo quando te enganas acerca de alguém depois de teres dado a outra face. Dói muito...mas ao menos ficas com a consciência tranquila de não ter cometida nenhuma injustiça ou de ter sido intolerante.
    Beijo

    By Blogger João, at 6/2/07 12:37  

  • No que toca a "falsas amizades" sei bem o que sentes. É uma revolta imensa, um desgosto enorme, uma raiva impulsiva, uma incompreensão, uma variedade de sentimentos que por vezes não controlamos.
    Infelizmente temos sempre dessas pessoas à nossa volta e muitas vezes sem notarmos que estão ao nosso lado mas cheias de inveja, e o pior é que a inveja por vezes não é só material, tem haver com a nossa maneira de ser e isso, acredita, é bem pior! Mas tudo isso passa, custa mas passa! :) Força e que essas amizades se afastem sempre de ti!! :)
    Beijoca muito grande

    By Blogger Lu, at 6/2/07 14:46  

  • luciana,
    Ah, pois é! :)
    Beijinhos

    By Blogger João, at 6/2/07 15:07  

  • Conheço bem esse "titulo"!
    E acredito nele.

    By Anonymous Anónimo, at 6/2/07 23:55  

  • particula-rg,
    Bjs

    By Blogger João, at 7/2/07 12:13  

  • Oi, João, soube do teu blog há pouco tempo através de um amigo comum.

    Parabéns, gostei muito!

    Mas este não posso deixar de passar sem o comentar, pois faço-o com conhecimento de causa. E além do mais, detesto injustiças!

    É mais fácil apelidar todos esses adjectivos negativos, ainda que injustos, quando as coisas, afinal, acabam por correr como não esperavas.
    Desiludido, revoltado e triste com o quê? Por uma pessoa tentar a sua felicidade! Tu, em tempos, também fizeste o mesmo e não pensaste em mais nada. E agora? Sê feliz! è só o k te peço e desejo do fundo do coração.

    Beijinhos
    S.

    By Anonymous Anónimo, at 7/2/07 15:17  

  • S.,
    Ainda bem que gostaste do blog.
    Embora responda sempre aos comentários, também não podia deixar passar este sem resposta, porque também detesto injustiças!
    Em primeiro lugar, este lugar é para falar de generalidades e não para tratar da roupinha suja de cada um. Há lugar ao desabafo, mas não há lugar a individualizações. Não gostaria que fosse aqui revelado mais do que aquilo que revelo quando escrevo e quando o faço, tenho o cuidado de não referir nomes nem situações que ponham em causa a vida privada de terceiros. Por uma questão de princípio e porque nunca houve necessidade, nunca retirei nenhum comentário, não vou retirar este e não gostaria de o começar a fazer.
    Em segundo lugar, falas de injustiças. Injustiças? Tu saberás, em concreto, toda a história? Ou saberás apenas a parte que te quiseram contar? Pelos vistos, conheces-me. Acaso perguntaste-me alguma coisa ou ouviste a outra versão dos factos, antes de te armares em paladina dos injustiçados?
    Não nego a oportunidade das pessoas procurarem ser felizes. Todos temos esse direito! O que não temos é o direito de fazer os outros de parvos e de os procurar manipular ou castigar por situações passadas que não correram conforme esperávamos. A honestidade e o respeito devem ser retribuídos da mesma forma. Não foi, manifestamente, o que aconteceu. É isso que me dói e é essa traição - reincidente, num curto espaço de tempo - que me entristece.
    Espero que da próxima vez que me queiras dizer algo, ou mesmo saber como estou - uma vez que me queres tão bem - uses os canais apropriados. E que sejas também muito feliz.
    Beijinhos

    By Blogger João, at 7/2/07 16:02  

Enviar um comentário

<< Home