Palavras que Brotam

04 janeiro, 2007

Crepúsculo

Casa vazia. Impregnada de silêncios e sombras. Inertes. Os passos são propositadamente lentos, lânguidos, quase em surdina. A visita queria-se curta, mas acaba por reinar a introspecção, no olhar ausente que mira as paredes brancas.
Buscando caminhos a seguir, no infinito do nada, a mente atraiçoava-o, fazendo-o vislumbrar um sol de cores quentes e garridas. Nascimento ou ocaso? Fim de um ciclo? Princípio de outro? O pensamento pendia para um e outro lado de forma intermitente. Talvez o melhor fosse mesmo recomeçar do zero. A solidão daquelas paredes pareceu-lhe apropriada, assim como o branco imaculado da sua côr. Que lhe lave e lhe leve as mágoas.
O sol há-de voltar a brilhar, aquecendo o seu coração.
"Ninguém é tão velho que não espere que depois de um dia não venha outro"
SÉNECA
Foto: SOL @ Ponta do Sol, Madeira

24 Comments:

  • À medida que a casa vai ganhando alegria, com quadro, cores e todas as coisas que se possam usar metaforicamente, a tua vida também vai animando… e quando deres conta tens o que sempre desejaste.
    You know what i mean???

    By Blogger Sun, at 5/1/07 00:03  

  • sun,
    Obrigado.
    Vamos ver...

    By Blogger João, at 5/1/07 11:00  

  • Aos poucos... primeiro a sede... depois o hábito... de repente podes dar-te conta que ainda não sentes por ali o teu cheiro... mas não tardará a que isso aconteça...aí sim depois vem a paz... o fechar de olhos... sentires-te em casa... olhares à volta e saberes que estás onde sempre quiseste... é das melhores coisas que temos...

    By Blogger viveremsegredo, at 5/1/07 12:39  

  • A sensação de estarmos na nossa casa mesmo quando ela ainda está vazia é única. Começamos por sentir que Temos que criar um espaço nosso porque o eco da nossa voz sobrepõe-se ao nosso pensamento. Mas é o nosso eco num espaço imaculado. Quem já se sentou num chão frio de quatro paredes vazias sabe que são momentos tão nossos. lembro-me duma das vezes que mudei de casa de me ter deitado no chão que veio a ser o chão da minha sala e senti que o mundo lá fora tinha parado. o céu estava ali naqueles 20 metros quadrados. Senti-me abençoada, protegida. depois cada copo, tapete ou candeiro passam a ter história. Acho que vais gostar muito desta fase da tua vida.

    By Anonymous Anónimo, at 7/1/07 12:09  

  • Muito ainda tens que aprender nessa fase. A ideia primordial é ir completando a casa, mas há sempre algo que poderá faltar. Não se trata de mais um pormenor decorativo ou um bem material, que nos vai enchendo temporariamente a alma. Falo-te de coisas que não se compram e não se encontram à venda nas lojas. Isso meu caro João, é a única coisa que fará a casa cheia. Isso, só isso é fundamental para se poder pronunciar com satisfação e paz no espírito: "Eu tenho uma CASA. Agora sim..." Bjs

    By Blogger Shhh, at 7/1/07 14:49  

  • Senti-me um pouco assim quando tomei aquele paso gigantesco de sair de casa dos meus pais e ir morar sózinha. Essa solidão toca-nos bastante, mas acabamos por nos acostumar a ela e a ver que estamos conosco próprios e que isso também é bom!!! :D

    By Blogger Lu, at 8/1/07 11:19  

  • Senti-me um pouco assim quando tomei aquele paso gigantesco de sair de casa dos meus pais e ir morar sózinha. Essa solidão toca-nos bastante, mas acabamos por nos acostumar a ela e a ver que estamos conosco próprios e que isso também é bom!!! :D

    By Blogger Lu, at 8/1/07 11:19  

  • viver em segredo,
    Exacto....um pouco como a diferença entre casa e LAR, n'est pas? :)
    Beijinhos

    anónima,
    O nosso espaço, o nosso mundo, a nossa vida.
    Os copos não podem faltar, de facto! :)
    Obrigado pelo teu comentário.

    shhh,
    Essas coisas que não se encontram nas lojas é que são mais dificeis de adquirir ;)
    Bjs

    luciana,
    Talvez a solidão nos traga também a paz de que precisamos para reflectir um pouco mais sobre nós mesmos.
    Bjs

    By Blogger João, at 8/1/07 19:09  

  • O melhor vinho que já bebi foi partilhado num chão de paredes vazias de objectos. A primeira coisa que comprei foram dois copos lindos. Todos temos as nossas loucuras. Aconselho a experiência. :-P

    By Anonymous Anónimo, at 9/1/07 00:31  

  • anónimo(a),
    Obrigado pelo teu conselho. Não foi nada que não me tivesse lembrado, mas faltam-me os copos para o vinho. Falha urgente a reparar! :)

    By Blogger João, at 9/1/07 00:59  

  • Eis algo que tu sabes apreciar como ninguém...um bom vinho servido num grande e requintado copo! a simplicidade do requinte ou o requinte da simplicidade...

    By Anonymous Anónimo, at 9/1/07 22:04  

  • anónimo(a,
    De facto, gosto muito de vinho - tinto, principalmente - mesmo sem curso nenhum...muitos anos de provas e tal!! :-D
    Não estou mesmo a ver quem sejas, mas pela conversa, conheces-me! ;-)
    Um brinde à nossa saúde!!

    By Blogger João, at 9/1/07 22:20  

  • :-)

    pois conheço...

    By Anonymous Anónimo, at 9/1/07 23:45  

  • pois eu não te conheço, mas quem escreve como tu aprecia sempre um bom vinho. O vinho tem espírito e só algumas pessoas reconhecem esse espírito. Um beijo.

    By Anonymous Anónimo, at 10/1/07 10:06  

  • Absinto :
    Mais uma vez,se releva aqui a "boa fábrica de palavras" que é o teu blog...
    Quanto à degustação de vinhos , também eu prefiro vinho tinto .
    Quanto ao espírito acho que a expressão em latim resume tudo"in vino veritas"...

    By Anonymous Anónimo, at 10/1/07 10:25  

  • anónimo(a),
    :)

    anónimo(a),
    Obrigado pelo comentário e pelo saboroso elogio. :)
    Um beijo

    Absinto,
    Sempre generosa nas tuas palavras de elogio, amiga. :)
    Para quando um blog? :)
    Quanto ao teu gosto por vinhos, eu ia escrever que tu preferias mesmo era o "cheio", mas depois arrependi-me!!!! LOLOLOLOL :-D
    Beijinho Grande!

    By Blogger João, at 10/1/07 11:10  

  • Thanks pelas palavras especiais no meu recanto de suspiros...
    Tens me lido..nas entrelinhas...

    Rendo-me agora a este teu cantinho especial....

    Kiss...*

    By Blogger Suspiros, at 10/1/07 12:11  

  • Nos silêncios sempre se encontra vida... na solidão sempre se encontra o mundo e também nos encontramos a nós próprios, gostei do teu texto.
    Aliás os teus textos são sempre carregados de sentimento.

    Beijo grande *

    By Anonymous Anónimo, at 10/1/07 14:48  

  • suspiros,
    Não tens de quê, gostei muito do que li :)
    As entrelinhas tb estão lá para serem lidas... ;)
    Volta sempre!
    Kiss

    margarete,
    Existe solidão no meio da multidão, mas também é nela que por vezes nos descobrimos.
    Ainda bem que gostaste e obrigado por teres cá vindo. O sentimento está lá, sim.
    Bjs

    By Blogger João, at 10/1/07 19:31  

  • Desde que aqui vim parar que ganhei o habito de todos os dias 2 vezes por dia passar por aqui à procura dum novo post teu.

    A forma como escreves demonstra uma forma de viver doce, segura, quente, arrojada... Demonstra sentimento e loucura qb. Pareces ser uma pessoa tão equilibrada que não pareces muito real.

    Serás mesmo o que passas nas tuas palavras? Se és, os meus parabens e continua assim.

    Confinamento
    "Color-charged particles cannot be found individually". Can humans be?

    Um beijo

    By Anonymous Anónimo, at 10/1/07 23:00  

  • anónima,
    Agradeço muito o hábito e a (gulp!) :) responsabilidade.
    Escrevo conforme sinto e normalmente sinto o que escrevo...mas também há posts ficcionados...só para baralhar um pouco! LOL ;)
    Quanto a essa parte do equilíbrio, tens toda a razão: Too good to be true! Sou mesmo desequilibrado e - sob uma fina camada de civilidade - um quase completo selvagem. Ui, medo!!! :D
    Confinement...maybe it's necessary to find ourselves in lonelyness first, in order to apreciate the whole extension of the other half of our heart to be found...but, who knows?? I'm just wondering...
    Um beijo

    By Blogger João, at 11/1/07 11:41  

  • Errata,
    * (...), yet to be found...(...)

    By Blogger João, at 11/1/07 12:10  

  • Estou a passar pelo mesmo que tu, mudança para a "minha" casa, há 2 semanas, mas infelizmente não tenho tanto jeito para escrever aquilo que sinto como tu...A única vez que temos o prazer de estar numa casa completamente "despida" é antes de a começar a habitar, e apesar de completamente vazia ou por causa disso mesmo começa a aparecer um sentimento de pertença, aquele é o nosso espaço e pertencemos ali... A solidão que se sente ao viver sozinh0(a) é compensada por nos sentirmos bem na nossa casa, que no meu caso tanto custou a conquistar... Tudo de bom para ti!Beijo.

    By Anonymous Anónimo, at 11/1/07 23:15  

  • sara,
    Falta tudo e mais alguma coisa, está sempre a sujar-se sozinha, mas é nossa!!
    Como eu te compreendo!! :)
    Beijo

    By Blogger João, at 11/1/07 23:46  

Enviar um comentário

<< Home