Palavras que Brotam

03 setembro, 2006

O som do Oceano


"Rough Sea at Etretat", Monet
Uma imensa sensação de vazio preenchia-o, na calma melancolia do entardecer.
À beira-mar plantado, as ondas traziam-lhe ecos, recordações da conversa da noite anterior. Sete após sete, a espuma das vagas insistia em pintar de negro o quadro que ele pretendia claro...como uma tela pronta a receber as primeiras pinceladas.
Mais um semi-relacionamento-semi-assumido que resolveu terminar. Um semi-amor a que se tinha acostumado, mas que nunca tinha criado as raízes necessárias a um frondoso relacionamento.
Estaria semi-arrependido? Não. Tanto quanto a vida o tinha ensinado, não havendo certezas absolutas, estava semi-certo do rumo que tinha traçado e da decisão semi-difícil que tinha tomado. Pensar no bem comum, não se resume ao dia a dia e o semi-egoísmo da continuação da "paz podre", deu lugar ao semi-altruísmo de dizer "basta".
Junto a si, as pessoas passeavam, ignorando o que lhe ia na alma e pouco se importando com o seu estado de semi-nudez e aparente semi-consciência, de olhos postos na linha do horizonte.
Perto de si, os seus amigos construiam as suas vidas "a dois" - embalados pelo sopro da felicidade - ou já "a três", embalados pelo sopro da fertilidade. Por vezes, sentia-se algo estranho. Algo a meio caminho entre o último dos moicanos e o primeiro dos otários. Qualquer coisa entre a figura de resistente e a figura de urso, digamos.
Outras vezes, não. Apenas alguém que não gostava de se entregar a uma situação de conveniente semi-felicidade.
O vento frio empurrou-o de volta ao carro, onde a voz de Djavan o recordou da paisagem observada, apenas instantes atrás.
"(...)Amar é um deserto e seus temores,
Vida que vai na sela dessas dores(...)"
Ao sentir que o amor teimava em abandoná-lo, uma imensa sensação de vazio continuava a preenchê-lo, na calma melancolia do anoitecer.

15 Comments:

  • Oi amigão

    Se foste para os lados da Ericeira, é natural que a nortada fresquinha fizesse a malta "congelar" das idéias e ir para dentro dos carros (bolas, para quem saíu de casa bem quentinho, aquilo era um frio para esquimó). Temos de nos ver, um abraço caro amigo. LB

    By Anonymous Anónimo, at 4/9/06 08:40  

  • Surpresa!!

    ;) Nada melhor que ler o texto e ouvir a música simultaneamente :)
    bjs

    http://www.youtube.com/watch?v=g_2hLRGy4Uc

    By Blogger Shhh, at 4/9/06 14:22  

  • engraçado como as palavras dos outros nos encaixam que nem luvas a maior parte das vezes...os problemas repetem-se em personagens que representam outras peças...as histórias, essas, são as mesmas contadas por narradores diferentes...sabes que mais joão? acredito que as esperas possam trazer muito mais... que seja através dessa espera que encontres o que desejes e mereças...

    By Blogger viveremsegredo, at 4/9/06 14:38  

  • amigo LB,
    Estava frio, de facto. Por fora e por dentro.
    Abraço

    shhh,
    Obrigado pela visita relâmpago.
    O link era mesmo esse? Acedo ao youtube mas não aparece nada.
    Bjs

    viveremsegredo,
    Existem sempre nuances, mas há muito em comum.
    O que difere, muitas vezes, é o desfecho.
    Bjs

    By Blogger João, at 4/9/06 20:56  

  • Shhh,
    Já vi que o link era para a canção do Djavan, mas por alguma razão fica bloqueado.
    Obrigado!

    By Blogger João, at 4/9/06 21:36  

  • Pensamos que estamos preparados para terminar... colocar um ponto final em algo que já não existe... mas na verdade nunca estamos. A perda e a dor que sentimos "sufoca" o nosso coração. O melhor remédio é o tempo... ele ajuda-nos a esquecer ;-)
    Deixo uma sugestão: o final da tarde junto rio ou ao mar é lindo e envolvente. Leva um amigo (a) para partilhar o momento.
    Bjocas

    By Anonymous Anónimo, at 5/9/06 00:11  

  • João,
    Semi-acomodação não traz felicidade. O todo implica paciência, espera, descoberta... implica também baixar barreiras... implica que se olhe em frente. De frente. As ondas podem até ajudar a lavar a dor, mas são elas que te trazem um novo sorriso... Aguarda.

    By Blogger Catarina, at 5/9/06 10:36  

  • Pois é, já reparei que não dá nada. Se calhar só dá quando publicamos directamente no blog e como isto aqui é uma caixinha de comentário n tem o msm efeito. Espero que esteja tudo bem e que penses que esses flash back's só aparecem de vez em quando! Ninguém está livre... :)

    By Blogger Shhh, at 5/9/06 13:31  

  • maria,
    Junto ao mar foi onde se passou o episódio introspectivo aqui descrito! :)
    Dói sempre...
    Obrigado.
    Bjs

    catarina em lx,
    Ás vezes, as pessoas cansam-se de tanto insuceso e isso faz levantar as tais barreiras que não são "saudáveis".
    Obrigado pelo comentário :)
    Bjs

    shhh,
    Pois...:)
    Thanks anyway

    By Blogger João, at 5/9/06 14:35  

  • Na calma melancolia do anoitecer. Giro... também tenho sempre a nocao de que o sol nao se quer por, mas acaba por ter de ir...

    By Blogger Z, at 6/9/06 02:02  

  • zofia,
    ...e custa sempre tanto! Só de pensar que a hora vai mudar daqui por uns tempos....

    By Blogger João, at 6/9/06 14:56  

  • Bonito texto. todos nós sentimos um pouco isso uma ou outra vez na vida, é preciso ter coragem de viver o proximo dia. Parabens o texto ta muito bonito

    By Blogger P-S, at 9/9/06 20:44  

  • AS vidas suspensas de "semi" qualquer coisa, qualquer coisa que ficou suspensa no ar pairando de página em página do álbum de memórias que teimosamente persistimos em folhear...o sentir-se só entre tantos outros, conhecidos ou desconhecidos, de vidas aparentemente belas e com todo o sentido, a sombra que resta do que somos e do que esperávamos vir a ser...a reflexão envenenada que os nossos pensamentos fazem nascer dentro de nós mesmos...no fundo, olhando para todos aquele que passam por ti, com um sorriso nos lábios, muito provavelmenet também estiveram onde tu estiveste aí neste momento em que escreveste estas palavras...

    xxx

    sorry pela invasão...isto dos blogs é assim...vai-se andando de um para o outro, encontrando semelhanças...gostos...fica um beijo da Teia.

    By Anonymous Anónimo, at 11/9/06 10:06  

  • moi (ou melhor, "toi") :)
    Obrigado pela tua visita e pelo elogio. Já dei uma espreitadela ao teu blog e também gostei. Sem favores.
    É engraçado, temos alguns blogs que visitamos, em comum.
    Volta sempre.

    By Blogger João, at 11/9/06 21:56  

  • Su,
    Provavelmente, estás cheia de razão. Afinal de contas, todos temos problemas, nem que seja nalguns períodos da vida.
    Não tens nada que pedir desculpa, aparece sempre que quiseres! :)
    Vou dar uma espreitadela ao teu blog...espero não ficar enredado na teia ;)
    Bjs

    By Blogger João, at 11/9/06 22:01  

Enviar um comentário

<< Home