Palavras que Brotam

07 agosto, 2006

As baleias assassinas


Podiam ser apenas focas, mas dadas as dimensões consideráveis, há muito que ultrapassaram esse patamar. Moviam-se em grupo, vagarosamente. Seus corpos tremiam e estremeciam o chão movediço que pisavam, a cada passada. Acompanhadas das suas crias, estas guinchavam desalmadamente como se estivessem a ser desmembradas por tubarões, levantando areia a cada repentina passagem. Instalaram-se junto ao posto de observação do incauto cientista, não mais do que a palmo e meio da sua toalha, para ser mais preciso.
Orcas? Nada disso. Estas moviam-se em terra, como referido, e eram seguramente mais barulhentas e corpulentas que as congéneres marinhas. Julga-se mesmo - por razões ainda não estudadas - que estariam já precavidas para um possível período (longo) de escassez alimentar, tal a quantidade de reservas acumuladas
Assassinas? Certamente. Assassinas do bem estar. Assassinas do descanso de quem, a breve trecho iria retomar o ritmo infernal de mais uma temporada de trabalho. Até ao próximo oásis de férias...
Com tantas sereias por aí a dar à costa, algures, ou a cair nas artes de algum afortunado pescador e logo havia de suceder este verdadeiro atentado ambiental.
É nestas alturas que muita gente se questiona sobre se a caça à baleia não fará, nalgumas circunstâncias, algum sentido...

12 Comments:

  • ora aqui está um post nada sensivel...
    já alguma vez ouviste falar em obesidade morbida? onde o sistema endocrino não funciona da maneira mais normal? nem sempre se aplica a frase 'só é gordo quem quer'...ás vezes temos de tentar perceber porque é que as coisas são assim...mesmo que não seja a melhor das imagens...porque acredito sim que sereias 'saibam' melhor à vista...

    By Blogger viveremsegredo, at 8/8/06 10:11  

  • Olá, viveremsegredo!
    Talvez não me tenha explicado bem. O que está em causa neste post não é a ridicularização de quem é gordo. De igual forma, as senhoras em causa não sofriam de obesidade mórbida, embora tivessem (isso, sim) uns quantos (muitos) kilos a mais. Os espécimens em causa sofriam - quanto muito - de falta de educação mórbida e o post, tal e qual está escrito, foi uma tentativa de desabafo e de chamada de atenção para uma prática que, infelizmente, acontece com frequência: a invasão do espaço alheio e o desrespeito pelos outros.
    Peguei na característica do excesso de peso porque era o que estava à vista, mas podiam ser anoréxicas ou mesmo deslumbrantes, que a falta de civismo estaria lá na mesma. Não faço nem nunca fiz diferenciação de afectos ou qualquer outra discriminação pelo peso, o qual tanto pode ser por puro desleixo (como era o caso), como por doença, como bem referes. Já a falta de civismo das pessoas é razão suficiente para me deixar muito mal impressionado.
    Espero ter ajudado a dissipar a ideia de falta de sensibilidade ;)
    Bjs

    By Blogger João, at 8/8/06 11:17  

  • Realmente, onde está a quercus quando é mais necessária ?
    Para nos proteger claro deste espécimes fora de água...
    Pela falta de civismo claro, não tenho nada contra uns quilinhos a mais ;)

    Abraço

    By Anonymous Anónimo, at 8/8/06 14:48  

  • :) assunto esclarecido então... também sou contra a falta e civismo...ou respeito...

    By Blogger viveremsegredo, at 8/8/06 15:51  

  • por isso é q eu acho q os cães deviam ser permitidos na praia... porque a maioria dos "animais" q frequentam a praia no Verão são tanto ou mais incómodos e pouco higiénicos q os cães...
    "ah, mas os cães fazem as necessidades na praia!"
    ãh ãh... e eu estou careca de ver mãezinhas a cavarem buraquinhos na areia, junto ao mar, a alçar o rabinho das suas criancinhas, e toca de largar a poia na areia! Buraquinhos esses q, com o subir da maré, são descobertos e depoi8s é ver os cagalhões a boiarem na água... quanto ao xixi, acho q nem vale a pena falar... os cães a correr??? a ladrar?? a atirar areia para as pessoas? Pora amor de Deus... já pouco vou à praia, porque para tal teria de me aventurar para a costa e descobrir uma praia secreta, porque nesta altura, onde quer q vá por aqui perto, levo com bolas da malta a jogar futebol em cima de mim, levo com os guinchos das criançinhas mal educadas, com a gritaria das mães mal educadas, com a areia da malta q anda a correr pela praia, com os salpicos de água da malta q acha "bué da fixe" entrar na água de chapão em cima de quem tenta entrar dentro de água calmamente... não me esqueço de uma vez, na praia de São João do Estoril, ir a pôr o meu pézinho dentro de água qdo me deparo com um tampão usado a boiar, mesmo à beirinha... nesse minuto fui-me embora e nunca mais lá voltei.
    e depois... desculpem-me, mas tenho mais nojo da falta de higiene das pessoas q dos animais.

    By Blogger Luisa Seabra, at 9/8/06 08:55  

  • shooter,
    Quercus, Greenpeace, os Comandos ou mesmo a justiça popular! ;-)
    Abraço

    viveremsegredo,
    :-)

    Luísa,
    Importante e sentido testemunho...exaustivamente descrito e salpicado de pormenores...interessantes!! :-P
    :-) :-D eheheheh
    Estou a brincar. Concordo contigo. É (mais) uma "à portuguesa": os cães não são permitidos por questões sanitárias, mas depois permite-se o usufruto das praias por pessoas(?) que as deixam nessas condições.
    Bjs

    By Blogger João, at 9/8/06 10:48  

  • XIIiiiii,que mauzinhoo.Será que por ter dado algumas gargalhadas enquanto lia o post,tambem faz de mim má pessoa? A questão aqui é que o texto está muito engraçado embora não seja muito simpático para as "gordinhas".Também acho que pior que as baleias, são os "tubaralhos" que invadem a costa todos os anos e que esses sim,poem em risco a saude fisica e mental das meninas que descansadamente só pretendem usufruir de um belo dia de praia.

    By Blogger Eb1Eng.ºDuarte Pacheco, at 11/8/06 13:34  

  • LU@,
    Com efeito, esse fenómeno é igualmente observável; nas praias e não só. A comunidade científica não chegou ainda a um consenso acerca desse comportamento. Entretanto, o povo diz que eles devem andar...aLU@dos :-P !!!!

    By Blogger João, at 11/8/06 15:15  

  • João...Por favor, nada de ofender os aluados e iluminados que por aí andam!! Os tubaralhos são um assunto sério na nossa sociedade e a propagação dos mesmos está a pôr em causa o nosso ecossistema.;)

    By Blogger Eb1Eng.ºDuarte Pacheco, at 11/8/06 18:26  

  • ehehehehe Não era intenção. ;)

    By Blogger João, at 11/8/06 18:52  

  • Adorei o texto!! Finalmente há quem tenha olhos e veja o mesmo que eu vejo... De facto, esta espécie roliça não é rara de encontrar e é mais óbvia sobretudo na praia dando ares exibicionistas que, quem está gordo está mt bem. MAS... a saúde é que não deve andar nada feliz. Sem ofender ninguém, mas presumo que não sabem o significado de exercício físico e de ginásios. Corpo são, mente sã. Certo?

    By Blogger Shhh, at 15/8/06 15:57  

  • shhh,
    "Mens sanam in corpus sanum", sem dúvida. Acho que se não fosse o exercício físico, já me tinha passado da marmita (mais ainda;). A maior parte da malta ainda não acordou para isso...mas vão sempre a tempo!
    Se quiserem, vê(vejam) o post "Rolando sobre a insanatez"...tem um pouco a ver com isto.
    O busílis da questão é mesmo a falta de respeito das pessoas pelos outros e aí não há gordura nem formosura que lhes valha.
    Bjs

    By Blogger João, at 16/8/06 11:08  

Enviar um comentário

<< Home